Sono clean: dormir no mínimo 7 horas por noite é vital para manter a beleza e saúde

Endocrinologistas falam sobre a importância do sono clean, que dura pelo menos 7 horas e consiga atingir etapas profundas de sono

0
257
Reprodução

Dormir é um hábito que, além de ser vital, é de extrema importância para a saúde e beleza. Não adianta malhar, comer de forma saudável e investir em cremes anti-idade se a pessoa não dorme ao menos 7 horas por noite e consegue chegar às etapas mais profundas do sono. Segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Sono, 43% dos brasileiros não dormem bem e apresentam sinais de cansaço no decorrer do dia,por isso, profissionais da saúde têm propagado cada vez mais a ideia do “sono clean”, que nada mais é que a prática de dormir com profundidade e sem nenhuma intervenção externa.”

O sono clean é mais uma tendência de saúde. Ou seja, melhorando a qualidade do sono, estamos influenciando diretamente na longevidade e saúde . O conceito do sono clean está em dormir entre 7-9 hs por noite , otimizando principalmente a qualidade do sono .  Para considerarmos que o sono teve boa qualidade é necessário de 5 a 6 ciclos de sono Não – Rem (não profundo) / Rem (sono profundo) para que isso ocorra são necessárias pelo menos 7 horas de sono . Somente durante  o sono de qualidade otimizamos a produção hormonal , alem de neurotransmissores cerebrais , descanso muscular e renovação celular”, comenta a endocrinologista e metabologista Flávia Junqueira.

Em entrevista ä CARAS Digital, Dr Pedro Assed, mestre em endocrinologia pela UFRJ e Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares-Gota/Iede, falou sobre a importância de dormir bem e como podemos evitar noites de insônia e mal dormidas; confira!.
Como a falta de sono afeta o organismo?
“Ter uma boa noite de sono é importante para saúde no geral em diversos aspectos como manutenção do peso, manter ritmo circadiano correto, manutenção de picos hormonais em horários adequados, regulação do humor, diminuição da ansiedade , melhora da concentração, e também melhora do padrão cardiovascular”.

Quais hormônios estão ligados ao sono constante ou à falta dele?
“Hormônios como a melatonina, o GH, e neurotransmissores como a dopamina estão diretamente ligados a uma boa qualidade e uma quantidade suficiente de horas de sono. A falta de sono diminui a produção de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina, e serotonina, que estão diretamente ligados a melhora da concentração , manutenção do humor e da disposição física.  Alem disso a privação de sono pode elevar os níveis de cortisol que prejudica na manutenção do peso”.

O que exatamente é sono clean?
Sono clean nada mais e do que ter um sono de boa qualidade , higienizado, sem perturbações , com um grau de profundidade adequado, e reparador, com duração media entre 8 e 9 horas por noite.”

Dormir bem mesmo que pouco é melhor do que dormir as 6-8 horas indicadas?
Não, nosso organismo precisa de alcançar pelo menos 4-5 ciclos de sono profundo intercalados com um sono mais leve e isso para acontecer leva no mínimo de 6-7 horas. portanto e recomendado que para se tenha um sono reparador a pessoa tenha pelo menos 6 a 8 horas por dia de sono”.

Como podemos ter uma boa noite de sono?
Indo dormir sempre no mesmo horário, evitando alimentos apimentados, excessos de chás e mates, e os que contem cafeína no período noturno. Evitando praticar atividade física muito perto da hora de dormir, evitar exposição direta de luz na retina apos as 22h, muito comum nos dias de hoje com celulares e notebooks que ficam  ligados ate tarde da noite prejudicando o inicio do sono.