Museu Afro Brasil | Programação de Março 2017

0
209

PROGRAMAÇÃO Museu Afro Brasil

MARÇO – 2017

Exposições Temporárias: http://museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/exposicoes/temporarias

Ações Educativas: http://museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/acoes-educativas

Em Março, as atividades do Museu Afro Brasil são dedicadas às mulheres.

A programação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil no mês de março é dedicada às mulheres! Com base no reconhecimento das trajetórias de importantes mulheres negras brasileiras, realizaremos uma série de visitas para os chamados públicos espontâneos com foco nas grandes realizações de mulheres que embora tenham sido muitas vezes silenciadas por narrativas oficiais, imprimiram marcas fundamentais na história e nas artes do nosso país. As visitas acontecerão sempre aos domingos às 14:00.

Como parte da programação de atividades e oficinas, no sábado, dia 11, às 15h, realizaremos o Sarau Ginga (de)versos, uma ação dedicada à literatura onde as(os) participantes, como em uma roda de capoeira, são convidada(o)s a entrar no círculo, compartilhar poesia e prosa, performances, danças e intervenções que se relacionem às experiências de resistência da população negra no Brasil e no mundo.

No sábado, dia 18, às 14h, acontece o Ateliê Aberto “Negras artes, artes de mulheres negras”. Na atividade, o espaço de oficina do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil estará aberto à experimentação artística com materiais diversos, mas com tema definido: a produção de mulheres negras nas artes visuais.

No sábado, dia 25 de março, será realizado o projeto de contação ou mediação de narrativas africanas, afro-brasileiras ou brasileiras Aos Pés do Baobá. A atividade integra a programação doFestival de Cultura Árabe, em parceria com a BibliAspa.

Para participar das atividades é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. As vagas serão ofertadas de acordo com o horário de inscrição ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. As atividades aos sábados são gratuitas. As inscrições podem ser realizadas no e-mail: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Consulte mais informações e políticas de gratuidade no site do Museu Afro Brasil. 

 Exposições

(De terça a domingo das 10h às 17h) 

Exposição de Longa Duração

A exposição de Longa Duração pretende contar uma outra história brasileira. (…) tem a intenção de desconstruir um imaginário da população negra, construído fundamentalmente pela ótica da inferioridade ao longo da nossa história e transformá-lo em um imaginário estabelecido no prestígio, na igualdade e no pertencimento, reafirmando assim o respeito por uma população matriz de nossa brasilidade.

Visões de um Poema Sujo | Até 26 de março de 2017

Atual, mesmo quatro décadas depois, o Poema Sujo escrito por Ferreira Gullar durante exílio na Argentina, foi recentemente reeditado e agora é também revisitado em forma inédita: a fotografia. De São Luis, como o escritor, o fotógrafo Márcio Vasconcellos se debruçou durante meses sobre a obra com o objetivo de reinventar, pela fotografia, os locais, pessoas e sensações descritas num momento tão importante da história do país.

Saiba mais em nosso site.

Movimento Constante – esculturas de Paulo Otávio| Até 26 de março de 2017

A partir de sua experiência como designer gráfico – que, a princípio, trabalha com linhas, formas e equilíbrio no plano bidimensional – o artista paulistano Paulo Otávio passa à tridimensionalidade, explorando as formas fundamentais encontradas na natureza e no cotidiano universal, nas 22 esculturas que compõem a mostra.

Saiba mais em nosso site.

Ações Educativas
Visitas “Negras Mulheres”

05 de Março (domingo), às 14h00

12 de março (domingo), às 14h00

19 de março (domingo), às 14h00

26 de março (domingo), às 14h00

Ao longo do mês de março serão realizadas visitas à exposição de longa duração com foco na presença de mulheres negras no acervo do Museu Afro Brasil. Silenciadas e por vezes esquecidas pela história oficial, neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais do nosso país.

As visitas nos finais de semana têm duração de 1h30 e são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

Público-alvo: aberto a todas as idades.

Atividade gratuita.

Aos domingos, a entrada no Museu Afro Brasil é paga. Valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no endereço www.museuafrobrasil.org.br

Sarau Ginga (de)versos

11 de março (sábado), às 15h00

Nesta atividade dedicada à literatura, os participantes, como em uma roda de capoeira, são convidados a entrar no círculo e compartilhar poesia e prosa, performances, danças e intervenções que se relacionem às experiências de resistência da população negra no Brasil. Esta edição se dedica ao universo de mulheres escritoras e homenageará Conceição Evaristo.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

A atividade tem duração de 2h00 e serão realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.

Público-alvo: Aberto a todas as idades.

Ateliê Aberto “Negras artes, artes de mulheres negras”

18 de março (sábado), às 11h00

Nesta atividade, o espaço de oficina do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil estará aberto à experimentação artística com materiais diversos, mas com tema definido: a produção de mulheres negras nas artes visuais.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

A atividade tem duração de 2h00 e será realizada com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.

Público-alvo: Aberto a todas as idades, as crianças devem estar acompanhadas por responsável.

Aos Pés do Baobá – Festival de Cultura Árabe

25 de março (sábado), às 11h00

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A atividade integra a programação do Festival de Cultura Árabe, em parceria com a BibliAspa.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

A atividade tem duração de 1h00 e será realizada com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.

Público-alvo: Infanto-juvenil.

BIBLIOTECA

“Carolina Maria de Jesus”

A biblioteca possui cerca de 10.000 itens, incluindo livros, revistas e outros tipos de periódicos, teses, posters e material multimídia, com uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos, abolição da escravatura, da América Latina, Caribe e Estados Unidos.

Horário de Funcionamento: 3ª feira a 6ª das 10h às 17h30 / Aos sábados, das 10h às 14h – ENTRADA GRATUITA.

Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10.
São Paulo / SP – 04094 050 – Fone: 55 11 3320-8900
O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.
Entrada Inteira: R$ 6,00 – Meia Entrada: R$ 3,00 – Grátis aos sábados. Obs.: Conferir no site politica de gratuidade.
Para agendar visita mediada pelos educadores do Núcleo de Educação entre em contato: agendamento@museuafrobrasil.ogr.br
Inscrições de eventos do Núcleo de Educação: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br /Telefone: 3320-8900 ramal 8921