Como desintoxicar o corpo pós-Carnaval

Especialista lista dicas para desintoxicar o corpo e voltar à rotina de maneira saudável; confira

0
52

No Carnaval, é comum as pessoas exagerarem nas danças, exposição ao sol, bebidas e comidas. Por conta disso, após a data, o corpo precisa de uma desintoxicação para voltar à rotina diária de uma maneira saudável.

A nutricionista Fernanda Marques elaborou algumas dicas para minimizar os prejuízos causados. Confira:

1- Volte à rotina: “Se você é daqueles que precisa de uma mudança radical para entrar na linha, uma boa opção é apostar em uma alimentação limpa (comida de verdade, com menos industrializados e opção super naturais). Mas, se você é daqueles que estão desanimados, desmotivados e sem ânimo para retornar ao plano alimentar saudável ou fazer uma mudança drástica, o ideal é modificar a rotina de forma mais gradativa para que as opções saudáveis sejam novamente incluídas em seu dia a dia. Porém, o que se deve ter em mente é que quanto maior o esforço, tanto com a alimentação quanto com exercícios físicos, mais rápido o objetivo será atingido, mas o principal sempre deve ser a saúde em primeiro lugar”.

2 – Consuma alimentos detox: Após a folia, o principal objetivo é desintoxicar o organismo, eliminado o álcool que acaba sobrecarregando o fígado e o rim. “Por isso, consuma alimentos leves que ajudem na função renal para minimizar os efeitos nocivos das bebidas alcoólicas. O ideal é caprichar no consumo de água (cerca de 35 ml por kg de peso), chás como boldo, dente de leão, carqueja ou alcachofra, legumes e frutas antioxidantes como os amarelos alaranjados e arroxeados, além dos clássicos como limão, melancia, abacaxi, couve, salsinha, entre outros. Além de preparações como sopas, sucos, opções de fácil digestão e sem aditivos”.

3- Retome os exercícios: “O ideal é tentar retornar a rotina de exercícios físicos, mesmo que em menor intensidade. Tente fazer pelo menos 30 minutos por dia, se hidratar e repor os nutrientes perdidos com o suor. Uma boa opção para isso é a água de coco”.

4- Invista em fibras: Acrescente no cardápio folhosos, cereais integrais e sementes para auxiliar no trânsito intestinal e saciedade. “Dê um descanso ao seu corpo. Uma das coisas mais importantes é evitar as dietas da moda e loucuras pela estética e dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Siga seu plano alimentar balanceado, caso já tenha, ou procure uma nutricionista para juntos traçarem seus objetivos. Aos poucos você vai reestabelecer uma rotina saudável e atingir novamente o equilíbrio com o corpo desejado”;