Daniel Nascimento conquista o ouro no Sul-Americano de Cross Country

Fundista foi destaque na seleção brasileira. Com a vitória, ele garante participação no Mundial da modalidade, previsto para dia 26 de março, em Kampala, em Uganda

0
59
O Brasil participou da competição com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo. Divulgação CBAt

O atleta brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, realizado no última semana, em Santiago. Com a vitória, o fundista (atletas especialistas em distâncias acima de 5.000 metros) garante participação no Mundial da modalidade, marcado para o próximo dia 26 de março, em Kampala, em Uganda.

O corredor de 18 anos, nascido em Paraguaçu Paulista (SP), completou os 8 km da prova em 23:14, confirmando seu favoritismo na categoria sub-20. Será o segundo Mundial da carreira de Daniel, que conquistou a medalha dourada na mesma categoria no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, em Vargas, na Venezuela, no ano passado.

E, em 2014, ele foi campeão sul-americano sub-18 em Assunção, no Paraguai. “Daniel é um atleta aplicado e determinado”, comentou o técnico Alex Sandro Lopes, que o orienta na Orcampi Unimed, em Campinas.

Outros atletas da seleção brasileira também foram destaques na competição. Na categoria adulta, Gilberto Silvestre Lopes ficou com a medalha de bronze ao terminar os 10 km em 30:53.

A terceira medalha brasileira foi conquistada por Pedro Henrique de Oliveira nos 6 km sub-18. Ele completou as três voltas no circuito em segundo lugar, com 21:01. O vencedor foi o chileno Patricio Pinto, com 20:39, enquanto seu compatriota Lucas Garrido Silva ficou em terceiro, com 21:11.

Incentivo

O Brasil participou do Campeonato Sul-Americano de Cross Country com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.