“Nem mais, nem menos senão o direito de ser”

0
201

Flávia Piovesan participa de Semana Jurídica da Zumbi dos Palmares

Na última quinta-feira (24), a Semana Jurídica da Faculdade Zumbi dos Palmares, cujo tema foi: Educação, Cidadania e Direitos Humanos, recebeu a Mestre em Direito Constitucional, procuradora do Estado de São Paulo e Secretária Nacional de Promoção e Defesa do Direitos Humanos, Flávia Piovesan.

“Estamos diante de uma das mais expressivas juristas de nosso país. Responsável por uma das maiores revoluções em direitos humanos e no tema negros. Já estivemos juntos em diversos ambientes defendendo a causa dos negros”, lembrou o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente.

Flavia, que foi eleita membro da Comissão Internacional dos Direitos Humanos, falou acerca do tema. “Nós que defendemos os direitos humanos sabemos que essa é uma luta não linear, de avanços e recuos”, observou.

A secretária falou sobre racismo, machismo e xenofobia: “Caminhamos para um mundo com7  bilhões de habitantes e cada um traz em si o valor da dignidade humana. Nem mais, nem menos, senão o direito de ser.Raça, etnia, gênero, idade… não podem ser utilizados para tolher direitos. A educação tem um papel fundamental nos direitos humanos. O maior desafio de nosso século é combater o discurso da intolerância e do ódio”.

Flávia destacou ainda a participação na Semana Jurídica da Zumbi dos Palmares: “Me sinto feliz porque tenho admiração e afeto pela Faculdade Zumbi dos Palmares. Espaços como aqui me revigoram, pois combatem a cultura da intolerância, com respeito à diversidade. Essa faculdade é um convite, um apelo por justiça e direitos. É emancipatória da primazia do direito à dignidade humana”.

Na ocasião a secretária respondeu aos questionamentos dos discentes e finalizou dizendo: “A luta pelos direitos humanos é incessante”.