Emmy 2017: Lena Waithe e Donald Glover, em suas categorias, são os primeiros negros a vencerem

0
32

Lena Waithe é a primeira mulher negra a vencer o prêmio de melhor roteiro em série de comédia e Donald Glover o primeiro negro na categoria Melhor direção em série de comédia

Neste domingo (17), a 69ª edição do Emmy Awards, maior premiação da academia de Ciências e Artes Televisivas, exaltou os maiores destaques em séries. As sátiras políticas do Saturday Night Live e as denúncias contra abuso, falta de diversidade e sexismo foram as principais temáticas da cerimônia.

Lena Waithe venceu na categoria Melhor Roteiro em série de comédia com o episódio “Thanksgiving” de “Master of None” e foi com isso a primeira mulher negra a ser premiada. Em seu discurso ela agradeceu à comunidade LGBT e finalizou dizendo “O mundo não seria tão lindo como ele é se não estivéssemos nele”.

Donald Glover, vencedor da categoria Melhor direção em série de comédia, também se consagrou como o primeiro negro a levar a estatueta nessa categoria. Em seu discurso, ele dedicou seu prêmio ao cineasta Hiro Murai e o agradeceu “Ele me ensinou tudo sobre direção. Ele teve o olho para este programa e ele é simplesmente incrível! Eu realmente quero dar isso a Hiro e apenas dizer ‘eu te amo e obrigado por ser meu melhor amigo’”.

O Emmy Awards de domingo foi acima de tudo uma declaração política de que a diversidade e a representatividade são benéficas também para as produções televisivas, e de que não há espaço para discursos de ódio e de hegemonia.