Cantor, pianista e pioneiro do rock and roll: relembre quem foi Fats Domino

O cantor, considerado um dos criadores do rock ‘n’ roll, faleceu nesta terça-feira (25) em sua cidade Nova Orleans

0
22
Mandatory Credit: Photo by BARRY PEAKE/REX/Shutterstock (99235d) FATS DOMINO VARIOUS

Antoine Dominique Domino Jr, o Fats Domino, considerado um dos criadores do rock e uma lenda de Nova Orleans, tinha 89 anos e segundo sua família faleceu de “causas naturais”.

Ele viveu toda sua vida na cidade de Nova Orleans e ficou famoso nas décadas de 50 e 60 por ao lado de nomes como Chuck Berry, Little Richards e Ike Turner, ser considerado ícone fundamental da criação do rock and roll, gênero musical que mais tarde se espalharia por todo mundo.

Em 1955 lançou a canção “Ain’t That a Shame”, que imortalizou o seu estilo ao piano, que nunca foi abandonado para atrair plateias mais jovens. Ao definir o rock disse de forma simples no filme “Sabes o que quero” (“The Girl can’t help it” de Frank Tashlin, 1956), “Bem, o que agora chamam de rock n’ roll é rythm blues. Eu venho tocando isso há 15 anos em Nova Orleans”.

Fats foi gravemente afetado pelo furacão Katrina, que devastou a cidade Nova Orleans em 2005. Ele perdeu todos os bens que tinha, até pianos e “dezenas de discos de ouro e platina” e foi salvo pela guarda costeira. Para ajudar a recuperar suas perdas, artistas como Robert Plat, Paul McCartney e Elton John fizeram um álbum chamado “Goin’ Home; A Tribute to Fats Domino”.

Depois desse incidente, poucas vezes o cantor deixou sua cidade. Fats Domino deixou além de sua esposa Rosemary e seus oito filhos, uma marca na história da música.