Teatro: Abayomi, primeira boneca de pano do mundo, é herança da ancestralidade africana

Apresentação gratuita em São Paulo

0
15
Reprodução / Flickr Edson da Silva

 

O espetáculo conta com dramaturgia e atuação de Wanessa Sabbath, que interpreta a protagonista, e é uma narrativa da trajetória de Abayomi, boneca de pano nascida em um navio negreiro e hoje representante de todo o continente africano.

Para apresentar essa história principalmente para as crianças é que surgiu o espetáculo “Abayomi, a primeira boneca de pano do mundo”, que será apresentado gratuitamente no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, nesta quinta-feira (9) às 16h.

Além de brinquedo a boneca traz consigo valor simbólico de amuleto repleto de lembranças da África e dos ancestrais que foram escravizados e foi justamente criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. Representam personagens da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, manifestações folclóricas e culturais.

Com pedaços de suas saias, as mulheres negras confeccionavam as bonecas apenas com nós e amarrações, sem cola os qualquer costura, que serviam para acalmar e trazer alegria durante a travessia do oceano nos porões dos navios que vieram para o Brasil.

A direção da peça é de Maria Medeiros, sonoplastia de Mestre Alegria Capoeira de Angola, e a classificação etária é livre para todos os públicos.

Espetáculo “Abayomi, a primeira boneca de pano do mundo” Quinta-feira, 9/11, às 16h Teatro Cacilda Becker, Lapa – São Paulo – SP