Moda plus size ganha destaque na FlinkSampa

Debates e desfile de moda com nomes fortes do mercado plus size marcam evento

0
85

Diversa, inclusiva, multifacetada e também singular: estes são alguns adjetivos que se adequam perfeitamente à FlinkSampa. Nesse sentido é natural que temas contemporâneos importantes façam parte da programação da Flink. Sim: as grandes questões literárias e educacionais serão debatidas sob variados pontos de vista nas mesas de conversa que vão discutir amplamente tanto literatura, quanto educação.

Mas a Flink também é uma festa leve e divertida que quer provocar a conscientização sobre a importância da cultura negra através do cinema, da música, do comportamento e da moda. E, em relação ao tema ‘moda’, é preciso ressaltar o pioneirismo da Flink ao inserir na programação um assunto cada vez mais atual: o mercado da moda plus size.

Todos os dias lemos algo sobre modelos plus size ou sobre o fato de que a chamada ‘ditadura da magreza’ tem sido cada vez mais questionada no ‘mundo da moda’. Sabemos que a moda sempre foi excludente e que há um padrão para modelos que querem atuar em desfiles: é preciso ser magra, alta e, sobretudo, bonita. E até a pouquíssimo tempo, era bastante rara a presença de modelos negras. Hoje já existem algumas modelos negras, mas em geral, elas ainda reclamam, com razão, de falta de espaço e discriminação.

Pois em uma realidade como essa, extremamente competitiva e excludente, mulheres negras e acima do peso teriam pouquíssima chance de serem reconhecidas pela beleza, certo? Mas e se elas ao invés de tentarem se encaixar nesse nicho simplesmente criassem o seu próprio espaço?

Foi exatamente isto que fizeram algumas moças negras, gordas e bonitas: assumiram seus tamanhos GG e estão desfilando, criando roupas coloridas e modernas; se reunindo e discutindo suas vivências em blogs, sites, seminários e etc.

E, como não poderia deixar de ser, elas estarão também na FlinkSampa para falar de suas experiências e também para desfilar roupas que expressam de forma moderna e charmosa, as conexões existentes entre as raízes africanas e a moda feita hoje no Brasil. O desfile contará com a presença de Luciane Barros e Li Bombom, entre outras modelos representativas do universo da moda plus size.