Conceição Evaristo, Domício Proença e Walcyr Carrasco integram os escritores confirmados para FlinkSampa 2017

0
30

A FlinkSampa, que homenageia o escritor Paulo Lins, estará repleta de grandes nomes da literatura. Conceição Evaristo, Domício Proença e Walcyr Carrasco são alguns dos autores que garantirão bons debates durante a festa que privilegia a cultura negra.

Conceição Evaristo

A escritora mineira é considerada, hoje, umas das principais expoentes da literatura brasileira. Nascida em uma favela de Belo Horizonte, sua trajetória lembra a de outra escritora negra famosa, Carolina de Jesus, pois assim como ela, Conceição cresceu envolvida por palavras e quis fazer delas, seu modo de ganhar a vida, o que parecia ser apenas um sonho. Mesmo enfrentando grandes dificuldades, a autora conseguiu concluir os estudos e se tornou, além de escritora, professora universitária.

Conceição Evaristo é autora de vários textos em prosa e verso publicados no volume ‘Cadernos Negros’ e também escreveu dois romances: ‘Ponciá Vivêncio’ e ‘Becos da Memória’. Autora de projeção internacional, Evaristo apresenta em seus livros reflexões profundas sobre as questões de raça e gênero que revelam também a desigualdade social, discriminação racial, entre outros pontos que precisam ser constantemente debatidos.

A escritora Conceição Evaristo estará na FlinkSampa no sábado, dia 18/11, às 11h, participando do debate Literatura em vozes polifônicas. Sem dúvida nenhuma, vale a pena conferir.

Domício Proença

O escritor que preside a ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 2016, é também: ensaísta, poeta, crítico literário, filólogo, pesquisador, antologista, promotor cultural e conferencista.

Autor de mais de 55 livros, ele atua desde a década de 1960 como professor e já lecionou em diversas instituições acadêmicas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Proença estará na Flink no sábado, dia 18 de novembro, na palestra de encerramento do festival.

Walcyr Carrasco

O dramaturgo é autor de inúmeros sucessos da TV brasileira, como por exemplo, as novelas ‘O Cravo e a Rosa’ e ‘Êta Mundo Bom’, ambas da Rede Globo. Carrasco, que além de escrever para televisão e teatro, é autor de inúmeros livros, escreve tanto para adultos quanto para crianças com a mesma desenvoltura.

Durante a FlinkSampa, ele irá participar da Flinkinha falando sobre o seu livro infantil ‘Meus dois pais’, lançado em 2010 pela editora Ática. O livro conta a história do menino Naldo que vive uma situação diferente quando seus pais se separam. Vale a pena marcar na agenda e levar as crianças.

Walcyr Carrasco estará na Flinkinha na quinta-feira (16/11) às 16 horas.

Literatura na FlinkSampa

Durante a 5ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra você poderá acompanhar, gratuitamente, vários debates permeados pela temática racial.

Não deixe de participar. Consulte a programação no site http://flinksampa.com.br