Braai – O churrasco sul-africano

Prato é consumido durante o Kwanzaa

0
82

Braai é a abreviatura da palavra “carne grelhada” em Afrikaans. Um típico churrasco que começou a ser uma tradição social entre os africânders da África Austral. Com características próprias cabe aos homens grelharem a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas e molhos para acompanhamento.

O churrasco aqui no Brasil é tão tradicional que muitas famílias optam por fazê-lo no almoço do dia de Natal ou ainda no Réveillon, isso sem falar nos comuns churras de final de semana. A diferença do Braai em relação ao churrasco brasileiro é que eles cortam todas as carnes em filés ou pedaços nāo utilizando peças de carnes inteiras e por fazerem uso sempre de um grelhador, ou braseiro (braaistand, ou apenas braai) não usando espetos. Outra diferença é que só comem o churrasco quando estiver tudo pronto.

O Braai é tão popular na África do Sul que tem um dia só pra ele: o National Braai Day que é celebrado todo ano pelo país no dia 24 de Setembro. Mas é comum consumir o prato durante o Kwanzaa, nas celebrações que ocorrem entre os dias 26 de dezembro e 1 de janeiro.

Tipos de Carne

Na composição de um braai entram diversos tipos de carnes:

Boerewors (salsicha fresca)

Drywors (chouriço ou linguiça)

Sosaties (espetadas)

Biltong (carne seca)

Spare-ribs (costelinhas)

T-bones (costeletas)

Chicken drumsticks (coxinhas de frango)

Chuck (cachaço, jarrete ou cupim)

Hamburgers

Ox-tail (rabo de boi ou rabada)

E ainda podem ser consumidas carnes de cabrito e avestruz.

Molho de Acompanhamento

Com coloração escura e sabor agridoce, ele se aplica a todo o tipo de carne na brasa. O ideal é servi-lo quente sobre a carne, temperada na churrasqueira com sal grosso.

Ingredientes

1 cabeça de alho bem picado ou esmagado

2 cebolas de tamanho médio, picadas bem pequenas 4 grãos de pimenta de cheiro, como pimenta rosa ou verde, ou ainda 1 colher de sopa de aji molido argentino

2 colheres de sopa de tempero African Fusion

50 ml de vinagre escuro – vinho tinto ou de xerez

15 ml de óleo de cozinha comum ou azeite

1 lata de tomates pelados

30 ml de molho inglês do tipo Worcestershire

1 colher de chá de molho de pimenta vermelha picante

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de mostarda tipo Dijon, ou uma colher de sopa de mostarda em pó inglesa Colman’s

30 ml chutney de fruta, como manga

Sal a gosto

Preparo

Esquente o óleo ou o azeite em uma panela, refogue o alho e a cebola com a pimenta de cheiro. Acrescente o tomate, o vinagre, deixe ganhar temperatura, acrescente o restante dos temperos e acerte o sal, sem exagero. Em fogo baixo, deixe reduzir o molho por cerca de meia hora, até ganhar consistência. Na hora de servir, sobre a carne saindo da churrasqueira salpique um pouco mais o tempero African Fusion para levantar aroma.