Segunda Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso tem 14 produções

0
43
Filmes de várias regiões brasileiras trazem à luz questões raciais e também de identidade de gênero. Foto: Reprodução

A segunda edição da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso leva esta semana ao Cine Teatro Cuiabá 14 produções do audiovisual negro.

A abertura nesta terça-feira traz o filme “A Boneca e o Silêncio”, de Carol Rodrigues. Uma ficção de 19 minutos gravada em São Paulo. Na quarta-feira, as projeções começam com o lançamento de “Abecedário – Encontros e Desencontros nas Letras Mato-Grossenses”, do cineasta negro e cuiabano Jonathan Cesar.

Um dos curadores da mostra, o cineasta e escritor Wuldson Marcelo, explica que a edição deste ano foi uma iniciativa do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, do qual ele também faz parte.

A coordenadora de fomento e incentivo à cultura da Secretaria Estadual, Alessandra Keiko, afirma que editais de financiamento e oficinas de audiovisual são algumas das ações do governo para estimular o cinema negro.

Em 2018, ela acredita que será possível um edital específico para cineastas negros, a depender das parcerias com as agências federais de fomento.

A segunda edição da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso conta com o apoio das secretaria de Cultura de Mato Grosso e Cuiabá, além do Cine Teatro, da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e da Televisão Pública de Angola. As exibições são no Cine Teatro, a partir das sete horas da noite, com entrada gratuita.

Ouça: