CRIOLA lança edital para curso sobre a diáspora africana nas Américas

Inscrições devem ser feitas online até o dia 28 do próximo mês

0
34

A organização da sociedade civil Criola, que desde sua fundação é conduzida por mulheres negras, abriu um edital para o XII Curso de Atualização, que desta vez tem como tema “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas”.

O curso, que tem como objetivo contribuir para formação acadêmica e intelectual sobre o tema partindo do feminismo negro no Brasil e nos Estados Unidos, deve dar prioridade para participação de ativistas de movimentos sociais, movimentos negro e de mulheres negras, assim como estudantes universitárias.

A atividade faz parte do Programa MultiVersidade Criola, que visa ser um espaço de formação feminista e antirracista para mulheres negras, em parceria com o Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana (AADS) da Universidade do Texas. A coordenação é do professor do departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia João Costa Vargas, da assistente social e coordenadora da Criola Lucia Maria Xavier de Castro e do professor Marcelo Paixão, professor da Universidade do Texas.

A carga horária total é de 72 horas, e o curso deve ser ministrado às segundas e quartas-feiras, das 13h às 18h, entre os dias 18 de junho e 25 de julho. É necessário ter domiínio intermediário da língua inglesa e disponibilidade de no mínimo 20 horas semanais.

O curso é gratuito, para inscrever-se os interessados devem preencher uma ficha anexada ao currículo, que deve contar com mais informações sobre ações antirracistas e feministas, como participação em eventos do ativismo ou acadêmicos. Mais informações estão disponíveis no site Criola.