Adolescentes sofrem com racismo em sala de aula

0
412
Arquivo Agência Brasil

5,6% dos alunos do 9º ano já foram humilhados por colegas por causa da cor

A discriminação racial é um dos principais motivos para a prática de humilhação de adolescentes nas escolas pelos próprios colegas, conforme dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 3 de novembro. De acordo com o documento, entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil 5,6% já se sentiram humilhados por provocações de colegas por causa da sua cor ou raça.

O Anuário mostra ainda os dados por estados e em ao menos dez deles a situação é ainda mais agravante que o cenário nacional. Em Roraima 7,7% dos alunos já se sentiram humilhados em razão de sua cor ou raça, depois o Tocantins (7,3%), Maranhão (7,2%), Mato Grosso do Sul (7,1%), São Paulo (6,3%), Goiás (6,2%), Mato Grosso (6%), Piauí (6%) e Paraná (5,8%). Nos demais estados e no Distrito Federal os alunos também apontaram a existência de discriminação racial, mas em escala menor.

A mesma pesquisa apontou outras causas pelas quais os alunos do 9º ano são humilhados nas escolas pelos próprios colegas. O principal motivo que aparece no levantamento é a “aparência do corpo”, apontado por 15,6% dos adolescentes brasileiros; depois a “aparência do rosto” com 10,9%; a religião com (3,4%); a “orientação sexual” com 2,1% e a “região de origem” com 1,3%.

*Por Valmir Araújo