Natal com decoração africana

0
394
O Natal para muitos afro-americanos é o período onde se comemorar o Kwanzaa, uma festividade criada em 1960, durante a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, que nasceu com finalidade de unir os negros. 

Neste período, nos dias que antecederam a Kwanzaa, comemorado em 26 de dezembro, com duração de sete dias, as casas são decoradas com enfeites de papel preto, vermelho e verde. Além disso, expõem fotografias da atual geração da família com o propósito de ensinar as crianças sobre a cultura e historia africana 

Aqui no Brasil são poucas as opções de decoração com influência africana para o período natalino. Em anos anteriores dois shoppings que anunciaram ter uma decoração africana atentaram-se apenas as belezas naturais do continente. 

Parte da decoração no Shopping Cidade Jardim em 2016

Tanto o shopping Cidade Jardim quanto o São Caetano apresentaram apenas animais da fauna africana. Tigreszebras e girafas em tamanho real e ainda bolinhas de árvore de Natal com estampa de bicho ao lado de pinhas e ramos de folhagens compuseram o cenário dos shoppings. 

Decoração de natal, de 2 no Park Shopping São Caetano

Mas se você procura por outras opções, o artista plástico Tom Ruthz Maia tem uma ideia que se aproxima da tradição africana.  

“Minha árvore de natal seria no formato de um Baobá (tradicional árvore africana) e a decoraria com centenas de carinhas de crianças de viárias partes da África”, vislumbra o artista plástico. 

Usar como pingentes da árvore adereços tipicamente africanos pode ser uma boa opção! O que vale é usar sua criatividade e ousar sem medo de garantir sua africanidade inclusive neste contexto.

Este slideshow necessita de JavaScript.