Um sorriso negro 

"O sorriso abre portas", quem nunca ouviu esta expressão? Isso sem falar em outras inúmeras atribuições que são dadas a este movimento dos lábios que demonstra alegria, gentileza, simpatia...

0
498
Close up of smiling black woman at dentist
Um parte imprescindível do sorriso são os dentes. Se no passado por falta de acompanhamento odontológico a população negra figurava dentre o triste número daqueles que não possuíam a arcada dentária completa, um dos movimentos causados pelo crescimento da classe C e maior poder de compra com certeza foi o acesso aos consultórios dentários.
“Eu notei uma significativa mudança neste quadro. Com o aumento do poder aquisitivo da população negra é cada vez mais comum e rotineiro o acesso dos indivíduos negros aos consultórios odontológicos e médicos para se submeterem a tratamentos de rotina, preventivos e estéticos. Tenho uma visão muito otimista referente a esta questão acreditando e torcendo para que esta realidade seja cada vez mais frequente”, avalia o Odontologista Otávio Ribeiro.
Cartões de créditos e parcelamentos têm possibilitado que um número cada vez maior de pessoas possam exibir aquele sorriso aberto. Um sorriso negro como cantado por Dona Ivone Lara e Fundo de Quintal, o sorriso que traz felicidade.
Desde a época da escravidão, quando negros e negras eram escolhidos pelos dentes criou-se um mito e mesmo uma dúvida sobre a dentição dos afrodescendentes. Seria esta mais forte? Mais branca?
Dr. Otávio Ribeiro.

“Muitas vezes me foi perguntado se os indivíduos da raça negra apresentam dentes mais brancos e fortes. O contraste dos dentes com a pele dá a impressão de que os indivíduos da raça negra possuem dentes mais claros e em relação à resistência não existem diferenças quanto à etnia”, explica o profissional.

Sabido que não há diferenças e que todos devemos manter a saúde e higiene bucal o Dr. Otávio dá valiosas dicas: “Todos os tratamentos dentários têm a sua importância, porém a prevenção é a maneira mais eficaz de detectar algum possível problema dentário, quanto antes o problema bucal for detectado, mais fácil será o seu tratamento e a sua cura” e o dentista ainda completa: “A minha principal dica é a correta higiene bucal. A maioria dos problemas bucais podem ser prevenidos através de consultas odontológicas periódicas e com os cuidados diários através da escovação, uso de fio dental e de artifícios complementares como anti-sépticos bucais, escovas elétricase waterpick. Se você possui dúvidas quanto à escovação e o uso do fio dental procure a ajuda de um profissional, o acompanhamento com o seu dentista no mínimo de seis em seis meses também é muito importante para a manutenção da saúde bucal”, informa.
 
Mas se o seu caso requer uma maior atenção, não se desespere. Há tratamentos avançados para qualquer necessidade. “Os tratamentos indicados para a reposição dentária sãos os tratamentos de reabilitação oral que são os procedimentos realizados através de diversos tipos de próteses e implantes dentários. O que pode ser realizado desde um único dente até todos os dentes da arcada dentária. Hoje em dia o tratamento através dos implantes dentários está sendo muito indicado e difundido pelo fato de ser o tipo de reabilitação que mais se assemelha aos dentes naturais”, conclui.
Se você quer fortalecer o black money ou mesmo gostou das dicas e conhecimento do Dr. Otávio, pode ligar e agendar a sua consulta no telefone: (11)5083-1122. O consultório dele fica no bairro da Vila Clementino, em São Paulo.