Pés além de bonitos devem ser saudáveis

0
388

Ah os pés… Nos aguentam o dia inteiro e nos levam para onde quisermos, mas nem sempre recebem cuidados em reciprocidade a tanta dedicação. Para aguentar tão árdua missão eles também precisam de cuidados. Não apenas no verão quando ficam expostos, mas o ano inteiro. Afim de garantir saúde e beleza. 

Para nos ajudar neste caminho rumo ao conhecimento sobre os pés o Afrobrasileiros contou com a ajuda da podóloga Eni Lima. 

“Cuidar da higienização, hidratar todos os dias, usar sapatos confortáveis e consultar-se mensalmente com uma podóloga“, é o que indica Eni, como sendo estas as principais atitudes a serem adotadas para ter pés saudáveis. 

Por falar nos calçados… É sabido que algumas mulheres têm o hábito de conseguir a todo custo ter pés pequenos. Uma postura que inclusive foi ironizada no filme “As Branquelas”. Se você é, ou conhece alguma mulher assim, tome cuidado! 

Calos, calosidades, deformidades e em virtude disto dores”, são a resposta do seus pés a sua escolha de calçados não confortáveis e adequados aos seus pés.   

Uma vez que o dano foi causado, inclusive para quem tem unhas encravadas – que também são causadas por sapatos apertados – a indicação é de procurar um especialista e nada de “dar uma cutucadinha”. Nem mesmo a manicure/pedicure deve fazer tentativas neste sentido. 

Os podólogos cuidam da saúde dos pés, tem competência e conhecimento técnico cientifico para identificar e orientar quando se deparam com uma patologia, encaminhando assim o paciente para um médico especialista, ou ele mesmo resolvendo o problema. pedicure cuida da estética“, explica a podóloga. 

Outra explicação importante de Eni é sobre o mito de que lixar os pés causa danos. “É um mito, pode sim lixar os pés, mas logo em seguida tem que hidratar. Fazendo isso não prejudica a saúde dos pés. A consulta com um podólogo depende da região, mas em média custa em torno de R$ 70 reais.