Os benefícios da mini horta 

0
397

Que tal aliar decoração e economia? Você que acompanha a editoria de Decoração do Afrobrasileiros já tem conhecimento sobre como economizar na hora de decorar. Desta vez a dica não só é de como economizar na decoração, mas também poupar dinheiro com o produto da decoração. 

Para que você entenda melhor estamos falando de um tipo de decoração que tem ganho cada vez mais adeptos: as mini hortas. Uma opção que deixa qualquer jardim, varanda, sacada, sala e balcão da cozinha entre outros mais bonito e te ajuda em uma vida saudável com produtos fresquinhos com um custo bem menor que adquiridos em feiras e supermercados. 

Quanto você tem pago no maço da salsinha? No hortelãManjericão? Todos estes temperos podem ser cultivados em espaço mínimos. Com ideias criativas até canecas se tornam lindas opções. 

Afrobrasileiros separou algumas opções de locais para cultivo, mas antes faça sua listinha de temperos e ervas. Dentre as várias opções de hortaliças estão: manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce, alecrim… 

 

Garrafas Pet 

As garrafas podem ser penduradas de forma horizontal ou ainda vertical. O custo para produção é baixíssimo, pois você vai lidar com um produto reciclável. 

Latas 

Sabe aquela lata do leite em pó? Ela pode ficar lindíssima com um vaso prateado para sua hortinha. Não quer prateada? Você pode forrar com tecidos ou papel contact. A dica aqui é fazer um furinho no fundo da lata para escoar a água quando regar sua plantinha. 

Canecas ou Xícaras 

Ainda nesta ideia de utilizar produtos recicláveis as xícaras de jogos desfalcados e as canecas que caíram no desuso também dão um charme especial a mini horta. 

Podem ser utilizadas no balcão da cozinha onde complementam a decoração do ambiente. Mas como a criatividade é livre elas têm vez até na sala de jantar. 

Vasos 

Podem também ser reciclados ou os de baixo custo encontrados em lojas de R$1,99. Também podem ser utilizados na área interna e externa da sua casa ou apartamento. Você mesma pode fazer decorações em cada vasinho personalizando-os de acordo com o seu gosto. 

Caixas 

Esta é para quem deseja cultivar os alimentos em um espaço maior. Perfeitas para plantar verduras como alface, rúcula e agrião. Para tanto podem ser utilizadas até as caixas de pallets.  

Tome nota dos cuidados necessários: 

  • O local escolhido para deixar a caixa deverá receber sol de 3 a 4 horas por dia; 

  • Será preciso regar, adubar e controlar pragas como em uma horta convencional; 

  • Busque informações sobre o manejo de cada verdura; 

  • Atente-se a combinar plantas que apresentam as mesmas características; 

  • Use palitos de picolé ou plaquinhas com o nome das plantinhas para facilitar a identificação. 

Agora é por a “mão na massa” ou melhor, “na terra” e aproveitar os benefícios de ter uma mini horta em casa ou apartamento. Se ainda tiver dúvidas assista a vídeos no Youtube. Basta digitar “mini horta” e terá acesso a uma infinidade de dicas! 

Por falar em dica… que tal usar os temperos da sua mini horta numa receita pra lá de saborosa? 

Confira aqui como fazer uma deliciosa Rabada com Agrião.