O mundo precisa conhecer nossos artistas – MASP realiza Encontro Arte afro-brasileiros e afro-americana: Criação e resistência

0
319

No próximo sábado (14) das 14h às 15h45, o Masp realizará um encontro artístico, abordando as obras de Melvin Edwards.

Melvin é um artista afro-americano, atualmente tem 80 anos. Ele começou a fazer arte em um período onde a opressão “batia’’ forte, talvez isto tenha sido uma das suas maiores motivações para criação.

Sua série de obras mais conhecidas é “Lynch Fragment’’ um projeto onde ele trabalhou de maneira variada, respostas a violência racial”. Foi uma forma de ativismo contra a Guerra do Vietnã.

O encontro terá a presença de Renata Bittencourt (Diretora no Instituto Brasileiro de Museus, educadora, gestora cultural e historiadora da arte) , a mediação será feira por Juliana dos Santos (artista visual e arte educadora).

A abordagem deste tema tem uma importância histórica muito grande, o evento será enriquecedor para todos os participantes.

Exposição Melvin Edwards

Estreia em Agosto  de 2018 no MASP

Com a curadoria de Rodrigo Moura, curador-adjunto de arte brasileira, a exposição de Melvin Edwards (Houston, Texas, Estados Unidos, 1937) vai reunir obras de sua célebre série Lynch Fragments, produzida desde os anos 1960 até hoje. Nessas esculturas de parede, o artista reúne diversos objetos em metal, como correntes e ferramentas de trabalho, para lidar com questões como raça, violência, trabalho e escravidão, especificamente no contexto da diáspora africana. Esta será uma importante mostra em profundidade do artista, considerado uma das principais referências entre artistas afro-americanos em atividade.