Novo Fies com juro zero viabiliza curso superior e ajuda estudantes a realizar seus sonhos

0
107

O sonho de duas brasileiras que queriam se formar em pedagogia para ter uma profissão e semear conhecimento está perto de ser uma realidade. As estudantes Amanda Maria Pereira Faustino, de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, e Yasmim Barreto Uhle Turk, de Cananéia (SP), conseguiram uma vaga no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) com juro zero e puderam se matricular em uma faculdade particular. A história dessas estudantes é o tema desta semana do programa Trilhas da Educação, produzido e transmitido pela Rádio MEC.

Amanda Faustino sempre sonhou em ser professora. Quando ingressou na universidade, a estudante de pedagogia viu a rotina mudar, mas a satisfação era maior por ter a garantia de permanência em sala de aula depois que conseguiu contratar o Novo Fies. “Para mim foi bom. Eu espero que para as outras pessoas também seja, porque pagar sem juros acho que todo mundo quer”, diz a futura pedagoga.

Assim como Amanda, a estudante Yasmim Uhle Turk também ingressou em uma universidade privada por meio do novo modelo de financiamento estudantil. Após providenciar a documentação e conseguir contratar o Novo Fies, ela faz planos. “Na minha cidade tem bastante trabalho. E eu espero que logo consiga um emprego”.

O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juro zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Os candidatos ao Novo Fies para o segundo semestre de 2018 podem fazer suas inscrições, exclusivamente pela internet, a partir de julho.

Para este ano, foram ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil referentes aos últimos seis meses do ano. Pelas novas regras, haverá maior cobrança de qualidade dos cursos financiados e será permitida maior flexibilização no prazo de carência. As mudanças visam à sustentabilidade do programa em médio e longo prazos.

Acesse a página do Novo Fies.