Virada da Consciência vai transformar São Paulo na capital Negra durante quatro dias

Festa do conhecimento, literatura e cultura negra, competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, shows de música e dança, teatro e mostras de cinema e artes visuais, premiação de personalidades engajadas na luta pela igualdade vão agitar a cidade entre 18 e 21 de novembro

0
405

Entre 18 e 21 de novembro, escritores brasileiros e estrangeiros discutem seu trabalho, enquanto um Seminário Internacional debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA – , que homenageia a escritora Conceição Evaristo.

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade no dia 20, dia em que se comemora a Consciência Negra. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e a final do campeonato do futebol de várzea integram a programação. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, terá entrada franca no sábado, dia 20, para os convidados da Virada da Consciência.

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital. Vão haver atividades relacionadas à temática afro-brasileira em 36 CEUs, cinco bibliotecas, nos 13 museus sob responsabilidade do Município, no Memorial da América Latina, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A parceria com a Prefeitura de São Paulo, Banco do Brasil, Coca-Cola, Natura, Caixa Econômica Federal, Memorial da América Latina, Sesc, Sesi, Fundação Bradesco, entre outros, amplia o impacto da Virada da Consciência, cuja característica principal será oferecer oportunidade de participação da população nas atividades e não apenas figurar como espectador.

Mapa da Virada

Polo 1 – Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo Tietê – Av. Santos Dumont, Bom Retiro

6ª FLINKSAMPA

Seminário Internacional sobre a inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar

Basquete

Escolinha de Futebol

Tendas de contação de histórias

Exposição

Afrominuto

Prêmio Agostinho Neto

Desfiles de moda

Oficinas de maquiagem e cabelo

Polo 2 – Vale do Anhangabaú

Show musical

Polo 3 – Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Exposições

Debates

Oficinas

Polo 4 – Avenida Paulista

Polo 5 – Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos,

Solenidade de entrega do troféu Raça Negra

A programação completa está no site www.viradadaconsciencia.com.br