Zumbi dos Palmares agrega o Banco do Brasil e suas empresas coligadas ao seu projeto de inclusão no mercado de trabalho

0
59
Foto: Willian Lucas

Nesta sexta-feira, 21, a Iniciativa Empresarial pela igualdade, que possui mais de 40 empresas parceiras e comprometidas com o tema diversidade e inclusão, ganhou mais um apoio: o Banco do Brasil e suas empresas coligadas. O projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade, da Faculdade Zumbi dos Palmares e Afrobras, constitui em espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnica e racial, em parceria com a iniciativa privada e instituições governamentais e terceiro setor.

A cerimônia para formalizar o acordo aconteceu nesta manhã no campus da Zumbi e assinaram os “10 Compromissos das Empresas com a Promoção da Igualdade Racial” as empresas: Banco do Brasil, BB Consórcios, Ativos S.A, BB Tecnologia e Serviços, Movera, Elo Participações (EloPar), BB Mapfre, BB Seguros e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

Na oportunidade, Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil, afirmou estar extremamente honrado em fazer parte de um movimento como esse. “O reitor comentou que temos hoje quase um milhão de negros nas universidades do país, mas fora isso tem quase três milhões que não têm esse mesmo acesso nem oportunidade de trabalho. Eu não tenho dúvidas que daqui a 10, 15, 20 anos, teremos vergonha de no passado existir esse tipo de situação. Não tenho dúvida que o desafio é muito grande, mas as atitudes estão sendo tomadas justamente com o objetivo de acabar com isso de uma vez por todas.’’

“A questão da diversidade racial está diretamente ligada às atitudes que temos defendido para promover um ambiente de pluralidade, de respeito e inclusão”, diz o presidente do BB, Paulo Caffarelli. A adesão do BB à iniciativa, avalia Caffarelli, complementa outras articulações que o Banco vem buscando em prol da diversidade e igualdade racial.

O reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente destacou a importância do Banco do Brasil e suas empresas coligadas assinarem compromisso com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade. “Trabalhamos pela inclusão étnico-racial em uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas em buscar desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema. O projeto constitui em espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnico-racial.”

Na adesão à Iniciativa, o Banco Brasil e suas empresas coligadas propõe apoiar a Afrobras e a Zumbi por meio da contratação de aprendizes e estagiários através da empresa Diversity Talentos, e a realização de evento “Trip Transformadores”, com a participação de personalidade negra, para compor a Virada da Consciência.

Complementando o apoio a Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) irá compartilhar todo conteúdo do seu acervo com a Zumbi e a Iniciativa, para atingir jovens negros de todo o Brasil. A Fundação Banco do Brasil (FBB) vai disponibilizar o conteúdo do Projeto Memórias. O voluntariado do BB também participa da iniciativa com campanha para a divulgação da temática e identificação de interesse na elaboração de conteúdos para relações étnicos raciais por esse público.

Leia mais em www.iniciativaempresarial.com.br