Virada da Consciência começa no sábado, 17/11, com encontro de Escolas de Samba na Ipiranga com São João

Uma festa da literatura, competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, shows de música e dança, teatro, cinema e artes visuais acontecem em dezenas de pontos da cidade, somando quase 100 parceiros e 200 atividades gratuitas

0
2187

Entre 17 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo vai se tornar a Capital da Consciência Negra com atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares, com entrada gratuita. Isso graças à crescente adesão de instituições e empresas à grande celebração da igualdade.

Quase 100 parceiros aderiram à Virada oferecendo quase 200 atividades gratuitas e apoiando os eventos, entre eles, Itaú e Bradesco com suas bikes grátis para o público no dia 20,a Prefeitura e o Estado de São Paulo por meio de diversas Secretarias, o Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Memorial da América Latina, Sesc, SESI, todos os museus da cidade, Santander, Natura e as universidades Unicamp, USP, UNIP, UNIFESP, UNESP e todos os CEUs do município de São Paulo, TV Futura, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Cultura, Catraca Livre, entre outros.

Essas parcerias ampliam o impacto da Virada da Consciência, cuja característica principal será oferecer oportunidade de participação da população nas atividades e não apenas figurar como espectador.

 

SAMBA NA ESQUINA DA IPIRANGA COM A SÃO JOÃO

No dia 17, sábado (12h), as baianas da Escola de Samba Vai Vai e da X9 fazem um ritual de abertura da resistência da cultura negra lavando a rua, na esquina mais famosa de São Paulo. O samba continua no Bar Brahma, um dos parceiros da Virada da Consciência.

 

LITERATURA

Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares dão o tom na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA – , que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

 

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL –  Memória do Negro na Arte, Literatura e produção Acadêmica

Dentro da extensa programação da FlinkSampa, acontece um seminário científico de âmbito internacional para a promoção de estudos, debates, intercâmbios culturais e compartilhamentos de pesquisas sobre temas de interesse da população negra e não negra do Brasil e do mundo. Trata-se de um evento realizado que pretende articular diferente iniciativas, concomitantemente com a divulgação de produções literárias e artísticas da população afrodescendente. Além do que, a Lei nº 10.639/2003 que versa sobre a obrigatoriedade da temática  História e Cultura afro-brasileira, na redação modificada da LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Visa integrar professores e estudantes, acadêmicos e pesquisadores negros e não negros, centros de investigações governamentais e não governamentais, instituições de ensino fundamental, médio e superior entre outros intelectuais do Brasil e do mundo, preocupados em construir estímulos coletivos para a superação da intolerância, do preconceito e do racismo.  Professores aproveitem para se atualizar neste tema tão complexo que é a inclusão e a Lei. 10.639. Todo o evento terá Certificado de Participação.

 

ESPORTE

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade às 7h, no dia 20, na Av. Braz Leme, zona norte de São Paulo.

No Estádio do Pacaembu, atividades começam às 10h, com provas de distância para crianças de todas as idades, e se encerrarão com o Jogo pela Consciência, entre o time de másters do Corinthians e personalidades (16h).

Ainda no complexo esportivo do Pacaembu, a Copa dos Refugiados, idealizada pela ONG África do Coração, o final do Campeonato Universitário de Futsal e atividades voltadas para pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Centro Esportivo do Tietê, as atividades ocorrerão no dia 20. Das 10 às 17h, alunos da rede pública de ensino municipal e estadual participam das clínicas de basquete.  A partir das 10h, torneio 3X3, com o Desafio Zumbi 3X3 (basquete de rua), seguido pelo Desafio 5X5 e pelo Torneio de Capoeira da cidade de São Paulo. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação.

 

PEDALADAS

Nos dias da Virada, as bikes do Itaú estarão liberadas para os participantes que  registrarem a senha viradadaconsciencia. As bikes do Bradesco também, em parceria com a Ciclosampa, estão liberadas para o público.

 

ARTE

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital.

 

TROFÉU RAÇA NEGRA

Personalidades negras e não negras serão homenageadas com o Troféu Raça Negra em sua 16ª edição, em uma festa de gala para convidados na Sala São Paulo, na noite do dia 19.

 

A programação completa está no site www.viradadaconsciencia.com.br

 

MAPA DA VIRADA

 

Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo Tietê – Av. Santos Dumont, Bom Retiro

6ª FLINKSAMPA

Debates literários com escritores nacionais e internacionais

Turma da Mônica (dia 20): Jeremias, Milena, Cebolinha e Mônica

Palestra da Mônica Sousa

Basquete

Escolinha de Futebol para crianças

Autores fazendo contação de histórias

Entrega de Prêmio de vídeo Afrominuto

Prêmio Agostinho Neto

Espaço Beleza e Empoderamento da Mulher Negra

Feijuca do Bem

Show musical com os artistas Thobias da Vai Vai, Dandara, Duda Ribeiro e Coral USP Lapa com a Banda Temática de Hip Hop.

 

Praça da Sé

Sesc

Caixa Cultural

CCBB

 

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Apresentação musical

Exposições

Debates

Oficinas

 

Avenida Paulista

Sesc

Itaú Cultural

Casa das Rosas

MASP

 

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos,

Solenidade de entrega do Troféu Raça Negra, o Oscar da comunidade negra

 

CEUs – Centros Educacionais Unificados