Calor intenso, atenção redobrada

Nesta época de altas temperaturas, o calor é intenso e, por isso, a atenção com a saúde depois dos 60 anos deve ser redobrada.

0
2614
A pessoa mais velha normalmente sofre de desidratação mais rapidamente

Normalmente, os idosos têm a saúde mais frágil, desidratam mais rapidamente e, por conta de algumas doenças crônicas, podem sofrer mais as consequências do verão.

Um bom exemplo é a hipertensão. Alguns medicamentos para baixar a pressão arterial são diuréticos, o que facilita a perda de sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo e controle da temperatura do corpo. Ao perder mais líquido – e não repor – a pessoa pode sofrer desidratação grave.

Para quem é diabético, o quadro é bem parecido, pois quando a taxa de açúcar não está controlada, a absorção de líquidos pelo organismo fica comprometida. É sabido que pacientes diabéticos tendem a perder uma quantidade de água maior nos períodos de altas temperaturas.

Algumas medidas simples podem ajudar a amenizar os efeitos do calor sobre o organismo:

  • Tome bastante líquido, de preferência água. Mesmo se você não estiver com sede, tenha sempre à mão uma garrafinha de água. Isso ajudará a evitar quadros de desidratação
  • Evite abusar do sal e das comidas muito condimentadas. O sal contribui para o aumento da pressão arterial. Então, faça refeições leves com muitas verduras, legumes e frutas.
  • Não use roupas muito pesadas. Embora o idoso tenha mais frio que as outras pessoas, use peças leves e “fresquinhas”. O algodão é uma boa pedida neste calorão de 30 e poucos graus.
  • Faça acompanhamentos periódicos ao seu médico. Só um especialista pode te ajudar a manter doenças crônicas sob controle.
  • Tome sol com moderação. O sol é essencial para a saúde, mas evite abusar dos raios solares nos horários de pico, ou seja, entre 10h e 16 horas. Se for fazer caminhadas, faça logo cedo ou no fim da tarde. Sempre use filtro solar e acessórios como óculos de sol e chapéu ou boné.

Com essas dicas, o verão pode trazer ainda mais alegria. Viva mais e melhor.