‘Green Book’ vence melhor filme no Oscar 2019; veja a lista de vencedores

Mas foi 'Bohemian Rhapsody' o maior vencedor da noite, em números, com quatro prêmios

0
748
Peter Farrelly e a equipe de 'Green Nook: O Guia' recebem o Oscar de melhor filme de 2019.  Foto: Mike Blake/Reuters

Às 22h deste domingo, 24, pelo horário de Brasília, teve início a cerimônia de entrega das estatuetas da 91ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial.

O plano era que toda a festa televisiva durasse cerca de três horas, apenas. Atrasou apenas 15 minutos. Às 01h13 da segunda-feira, pelo horário de Brasília, Green Book: O Guia, venceu como o melhor filme do ano.

Este ano, os filmes Roma, de Alfonso Cuarón, e A Favorita, de Yorgos Lanthimos, lideravam as indicações com 10 para cada.

A cerimônia, que este ano não tem um mestre de cerimônias, começou com um show da banda Queen, acompanhada do cantor Adam Lambert. O grupo fez uma homenagem ao longa que conta a sua história e a do cantor Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, que concorre a melhor filme.

O longa, aliás, conquistou quatro prêmios na cerimônia, o melhor resultado, em números. Levou de edição (montagem), mixagem de som, edição de som e o mais esperado, que já era favorito, de melhor ator para Rami Malek.

O primeiro prêmio da noite foi entregue por Tina Fey, Amy Poehler e Maya Rudolph, que fizeram um divertido discurso de abertura. Regina King, de Se a Rua Beale Falasse, foi a escolhida como melhor atriz coadjuvante.

O filme Pantera Negra se destacou ao somar três estatuetas, uma de melhor design de produção, outra de melhor figurino e mais uma de melhor trilha sonora.

Alfonso Cuarón
Alfonso Cuarón ao aceitar o prêmio de melhor fotografia por ‘Roma’.  Foto: EFE/EPA/Aaron Poole

Roma ganhou três. Além de vencer como melhor filme em língua estrangeira, o cineasta Alfonso Cuarón ganhou o prêmio pela fotografia do filme e seu segundo Oscar de melhor diretor. Perdeu roteiro original para Green Book: O Guia, que também ficou com três, após render a Mahershala Ali seu segundo Oscar como ator coadjuvante.

A surpresa da noite foi para o prêmio de melhor atriz. A favorita era Glenn Close, de A Esposa, que estava em sua sétima indicação, sem nunca ter vencido. Mas venceu Olivia Colman, dando o único prêmio ao líder de indicações da noite, A Favorita.

Rami Malek
O ator Rami Malek recebe o Oscar por sua atuação em ‘Bohemian Rhapsody’, em que viveu o cantor Freddie Mercury. Foto: Mike Blake/Reuters

Veja, abaixo, a lista completa de vencedores do Oscar 2019.

Melhor filme

Melhor diretor

Melhor atriz

Melhor ator

Melhor atriz coadjuvante

Melhor ator coadjuvante

Melhor filme em língua estrangeira

Melhor animação

Melhor roteiro

Melhor roteiro adaptado

Melhor canção original

Melhor trilha sonora

Melhor Fotografia

Melhor edição (montagem)

Melhor design de produção (direção de arte)

Melhor figurino

Melhor maquiagem e penteado

Melhor edição de som

Melhor mixagem de som

Melhores efeitos visuais

Melhor documentário

Melhor curta-metragem de documentário

Melhor curta-metragem em live action

Melhor curta-metragem de animação